Carta 4 – Como uma adolescente pode se aproximar de Deus

Oi, Camila!

Eu sei que muitas vezes o mundo nos oferece muitas coisas: escola, amigos, músicas, namoradinhos… no mundo e na vida, também podem nos acontecer coisas que não são legais, ou até mesmo tristes. Coisas que a gente nem entende. E aí pode parecer que em alguns momentos Deus parece estar muito longe.

Mas a verdade é que Ele está sempre perto. Ele nos criou! Nos criou por amor e para o amor. Lembra do versículo que eu citei na Carta 3?  “Antes que te formasse no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia” (Jeremias 1,5). Essa é uma grande verdade sobre nós. Deus nos ama. Ele não é como as pessoas, que podem se esquecer dos outros ou até mesmo fazer maldades. Ele é Deus, e Seu poder é soberano. Por isso mesmo, Ele ama a todos, mas ama a cada um de nós em especial, e de modo particular. Essa é uma verdade que você precisa sempre se lembrar e carregar para a sua vida.

Então, quando algo triste ou ruim acontecer, lembre-se: Deus me ama! Eu sou uma filha muito amada de Deus!

Você pode começar a conversar com Deus como conversa com uma amiga. No começo pode parecer estranho, talvez pareça que você esteja falando sozinha. Mas Ele te escuta! Ele é Onipresente, ou seja, está em todo lugar. Então, se você falar com ele, abrindo o seu coração, tenha a certeza de que Ele estará te ouvindo.

Uma coisa que eu sempre gostei muito de fazer é escrever cartas para Deus. Sempre tive cadernos e diários onde escrevia coisas sobre a minha vida e ali naquelas páginas eu conversava com Deus escrevendo. Como era bom! E como é incrível poder ler aquelas páginas depois de algum tempo e ver a mão de Deus guiando toda a minha vida.

Vou te dar outros conselhos que você pode aplicar para começar a ter uma amizade cada vez mais íntima com Deus:

Primeiro: comece todos os dias de manhã a falar com Deus, agradecendo pela sua vida, pelos seus talentos, pela sua família, e pelo simples fato de poder viver.

Segundo: reze antes das refeições, agradecendo a Deus por aquele alimento.

Terceiro: a noite, antes de dormir, converse com Deus. Peça a Ele que te ajude a avaliar o seu dia, e avaliar tudo o que você fez de bom ou de ruim naquele dia. Aproveite esse momento para escrever no seu diário. 

Quarto: leia a bíblia e vá à missa pelo menos aos domingos. Quando nós ouvimos a Palavra de Deus, aos poucos ela vai tocando o nosso coração e nos fazendo nos sentir amadas por Deus.

Quinto: seja constante, seja teimosa em criar esse relacionamento com Deus! Nós nos esforçamos para tantas coisas: para estudar, para tirar boas notas numa prova, para conseguir algum dinheiro para comprar algo que queremos… por que não nos esforçarmos para termos uma amizade íntima com Deus?

Eu tenho certeza que você consegue!

Com carinho,
Ana Derosa.

Rolar para cima