Querida Camila,
Você já deve ter ouvido por aí essa frase: “o que é bonito é para se mostrar”, né? E assim as moças acreditam que devem mostrar seu corpo usando roupas curtas, justas e decotadas.
Mas essa frase está totalmente errada!
Imagine que você ganhou de alguém um tesouro muito valioso. O que você faria com ele? Ficaria mostrando ele para todo mundo, correndo o risco de ser roubada? Não!
As pessoas que têm algum tesouro geralmente o guardam num cofre ou num banco, e deixam este tesouro bem protegido. Elas só abrem o cofre para outra pessoa se esta for uma pessoa muito confiável.
Com a modéstia também é assim!
Você é uma filha amada de Deus, você é valiosa. Deus te fez com corpo e alma, e te ama por completo. Por isso mesmo, você não deve chamar atenção apenas para o seu corpo, mas também para a sua alma, para quem você é por dentro.
Quando você usa roupas que expõem o seu corpo, é como se aquele tesouro valioso (sua alma) não estivesse protegido, mas à vista de qualquer pessoa, que pode usá-lo, roubá-lo ou gastá-lo sem dar a ele o devido valor.
A modéstia não serve para te deixar feia ou brega. Ao contrário, ela serve para valorizar a sua beleza e valorizar você mesma como filha amada de Deus.
Minha mãe sempre me dizia: não deixa aparecer a barriga! Não use roupas muito curtas!
Na época eu não entendia muito bem, mas hoje percebo o quanto as roupas justas e curtas nos desvalorizam, porque chamam atenção apenas para o nosso corpo e não para quem realmente somos por dentro.
Quando usamos roupas curtas e justas, nós acabamos por incentivar os garotos a nos olharem como um objeto, e assim eles acabam querendo somente nos usar, sem se preocuparem com nossos sentimentos ou com quem realmente somos por dentro.
As roupas justas acabam fazendo as meninas chamarem atenção dos piores garotos, daqueles que não querem nada sério, que só querem usar as meninas e depois descartá-las!
Como é bonito ver uma jovem vestindo uma roupa que a valoriza de verdade, pelo que ela é por dentro, e não simplesmente pelo seu corpo à mostra.
Essas roupas podem ser saias que não sejam curtas, vestidos que também não sejam curtos, calças que não sejam justas demais, camisetas ou blusas que não sejam decotadas. Há infinitas opções de roupas lindas, jovens e modernas que irão te valorizar e te deixar linda, ao invés de expor seu corpo como se o seu valor estivesse apenas nele.
Você demonstra mais de quem você realmente é por dentro quando se veste com roupas comportadas. Dessa forma, você mostra ao mundo que tem mais a oferecer do que apenas o seu corpo.
Assim, você ajuda as pessoas a enxergarem o seu verdadeiro valor, que está dentro de você e não fora.
Não se preocupe com o que os outros irão dizer de você quando você optar por usar roupas mais comportadas. Lembre-se de ser corajosa e original!
Com carinho,
Ana.