Carta 1 – A coragem de ser diferente

Querida Camila,

Esta é a primeira de muitas cartas que quero te escrever! Saiba que em cada uma dessas palavras está o meu desejo de te ajudar a trilhar essa caminhada da adolescência. Hoje, quero falar com você sobre algo que considero essencial: a autenticidade.

Muitos podem pensar que ser autêntica tem a ver com cabelos azuis e piercings no nariz, mas não! Autenticidade tem a ver com não ter medo de ser aquilo que você é de verdade. E digo mais: autenticidade tem a ver com não ter medo de ser aquilo que Deus sonhou para você.

Eu sei que você pode se preocupar com o quê suas amigas da escola pensam de você. E talvez os colegas até debochem caso você não seja descolada, ou que ainda não tenha beijado nenhum menino, ou que seja uma menina mais estudiosa e comportada.

Será que ser uma menina autêntica significa fazer tudo o que os outros fazem?

Se as outras meninas fazem bagunça na sala de aula, mentem para seus pais, beijam vários meninos, pintam o cabelo de cores coloridas… fazer tudo o que elas fazem é ser autêntica ou é ser uma cópia?

Vou te contar um segredo que talvez você ainda não saiba: Deus te fez única! Não existe ninguém como você! Seus cabelos, a cor dos seus olhos, seu jeito de falar, seu temperamento… são características unicamente suas.

Deus não quer que você seja uma cópia! Deus quer que você seja original, porque foi assim que Ele te criou!

Ser original significa seguir o caminho das virtudes, buscando crescer em fé, amor, caridade, justiça, prudência, temperança, castidade, humildade, modéstia… Ser original significa ter coragem de fazer o que é certo.

Quando buscamos a Deus – rezando e indo à igreja – e quando nos esforçamos para sermos melhores e mais virtuosas, algo maravilhoso acontece: vamos aos poucos enfraquecendo nossos defeitos e vencendo os vícios que podem atrapalhar quem realmente somos. Assim, aos poucos, vamos ficando mais parecidas com aquilo que Deus sonhou para nós. Ser autêntica não é apenas ser quem você é agora, mas ser a melhor versão de você mesma, aquela que demonstra o amor e a bondade de Deus em tudo o que faz.

Mas preciso te avisar: no mundo de hoje, é preciso ter muita coragem para ser original.

Não tenha medo! O mundo precisa da sua coragem e do seu exemplo. O mundo precisa de meninas que saibam que são amadas por Deus, e que por isso mesmo sabem qual é o seu valor: o valor da filha de um Rei.

Com carinho,
Ana.

Rolar para cima